Wednesday 4 March 2015

4 Filmes da Sessão da Tarde que marcaram os anos 80

Nostalgia no Brasil nos anos 80 tem um nome: Sessão da tarde. Nessa época anterior a TV a cabo, streamings e bluerays, as crianças e adolescentes passavam suas tardes desocupadas assistindo esses, hoje clássicos, filmes despretensiosos e leves. Façamos uma homenagem a esse período feliz da nossa existência com essa lista de filmes muito exemplares do tipo de comédia/drama marcantes da década de 80 que abordavam questões adolescentes ainda atuais mas perdidas em meio ao politicamente correto e as diversas distorções atuais da adolescência facilitadas pela tecnologia.



1. Ferris Bueller's Day Off  (1986)

IMDb 7.9/10
Rotten Tomatoes 80%


Esse filme ainda move gerações. Ferris Bueller marcou a carreira de Matthew Broderick de uma maneira..que até hoje as pessoas praticamente só lembram desse papel adolescente da sua carreira. Ferris Bueller, um adolescente descolado e em busca de liberdade, decide tirar um dia de férias da escola para dar uma volta em Nova Iorque com os amigos. Para isso, ele trama um plano que envolve uma manequim, uma gravação de sua voz e um suposto luto na família da sua namorada.

Assim, junto da namorada e de seu depressivo melhor amigo (olha aí o angst adolescente) eles pegam emprestada a ferrari de Cameron e saem para passar o dia na cidade. O filme e cheio de bons momentos como a cena musical memorável de Ferris cantando Twist and Shout e a destruição catársica do carro do pai de Cameron.

O figurino é ótimo com peças que hoje voltaram a moda. A trilha sonora traz muitas músicas boas da época como Oh Yeah! do Yello e The Smiths além dos Beatles. O filme tem uma espécie de culto porque traz tantos elementos característicos dos anos 80 e trata de algumas questões sobre liberdade adolescente, educação como cerceadora da criatividade e depressão.


2. The Breakfast Club  (1985)

 IMDb 7.9/10
Rotten Tomatoes 90%


The Breakfast Club também é uma espécie de culto na internet. O filme também trata de adolescentes e também traz diversas questões importantes mas de uma maneira mais dramática e mais reflexiva. O filme começa quando os 5 adolescentes estranhos ( em português chama Clube dos Cinco) se encontram na escola num sábado pela manhã para participar de uma espécie de castigo. O filme não introduz a princípio a razão de cada um está lá e ja no início se percebe que são bem diferentes (ou pertencem a grupos diferentes).

A princípio o coisa toda de cada um ser representante de uma "tribo" parece meio estereotipada mas funciona porque os atores são bons e parecem verossímeis. O filme tem um roteiro de teatro e foi ensaiado como tal.
Interessante que um filme para adolescentes possa ter uma história que se passa toda em uma sala, sem nenhuma grande ação tenha tanto sucesso, mas os atores sustentam bem o drama. Eles representam em sua interação diversos dilemas da entrada na idade adulta ( violência parental, rejeição, gravidez precoce, pobreza, popularidade, sexualidade) e a rejeição comum a dominação adulta e sua arbritariedade.

O filme tem uma ótima trilha sonora e figurino. Trata de temas que não eram comuns na época e conta com atores que depois se tornaram muito famosos como Molly Ringwald, Emílio Estevez e Anthony Michael Hall. Na abertura há uma frase de David Bowie e termina com a ótima Don't You (Forget About Me) gravada pelo Simple Minds.


3. Labirinth (1986)

IMDb 7.4/10
Rotten Tomatoes 66%


Labirinto é um filme que traz tantos elementos novos e importantes que parece que foi feito para ser um clássico. Sarah é uma adolescente de 15 anos cuja mãe se casou novamente e teve um bebê, Toby. Ela quer ser atriz, como a mãe e o filme começa com um ensaio seu no parque. Quando Sarah é requisitada pela mãe para cuidar do irmão numa noite, ela se chateia com o choro constante de Toby e acaba por jogar uma maldição goblin que leu na peça. Sarah então descobre que seu irmão foi levado por Jareth, o rei dos goblins. Ela deve completar o labirinto e salvar o irmão em 13 horas, ou ele ficará com Jareth para sempre.

Na história, Sarah e interpretada pela Jennifer Connely, ainda estreante. David Bowie interpreta brilhantemente Jareth. Sarah parte pelo labirinto e pelo caminho faz uma transição para a idade adulta ajudada pelos amigos Hoggle, Ludo e Sir Dydimus. Jim Henson dirigiu o filme e (como era de se esperar) usou muitos bonecos na história. Eles são extremamente bem feitos e com expressões faciais complexas. Não há computação gráfica aqui, somente no voo da coruja no início do filme. Importante lembrar que o escultor Ron Mueck, hoje muito famoso pelas esculturas humanas hiper-realistas, foi o interprete do boneco Ludo e de outros goblins no filme.

As músicas foram compostas por Bowie e essenciais para o filme funcionar. Na época, Michael Jackson e Sting foram cogitados para o papel. A direção de arte do filme é excelente, colocando elementos do quarto de Sarah ( animais de pelúcia, posters) na paisagem e nos personagens do labirinto. O roteiro lembra muito Alice no País das Maravilhas, com charadas e enigmas além de diversas referências a Escher. Labirinto não ganhou nenhum grande prêmio apesar de ter sido indicado ao BAFTA de efeitos especiais.


4. The Goonies (1985)

IMDb 7.8/10
Rotten Tomatoes 68%






Um grupo de crianças de uma cidade pequena dos Estados Unidos decide buscar um suposto tesouro pirata para salvar suas casas do cumprimento da  hipoteca. Procurando pela entrada da caverna dos piratas, descobrem que um grupo de bandidos liderados pela mãe deles está escondido no restaurante acima da caverna. Um dos irmãos apresenta uma deformidade (Sloth) o que faz os meninos o temerem por acharem ser um monstro. Goonies foi dirigido por Richard Donner e foi escrito por Chris Columbus e Steven Spielberg (e produzido pelo último). Goonies tem uma especie de seita de pessoas que eram crianças nos anos 80 que o idolatram. Não se trata de uma obra prima mas tem uma história leve e é um dos primeiros filmes protagonizado por tantas crianças. Um bom resumo seria, Indiana Jones liderado por crianças.

Goonies era o nome do grupo formado pelos garotos. O grupo tinha um juramento e as pessoas eram aceitas no grupo. A história tem vários elementos hoje comuns em filmes de aventura com enigmas e cavernas. Assitindo o filme,  percebemos que as crianças eram quase amadoras com alguns erros e olhares para a câmera. Mesmo assim, os garotos são carismáticos e engraçados e acabam por fazerem o filme funcionar. Josh Brolin estreou nesse filme. Ele faz o galã Brad.

Goonies cativa porque mostra crianças, sendo crianças. Não tem grandes questões e nem pretende. Goonies estreou com grande projeto de marketing e merchandising. Haviam roupas, canecas, posters, brinquedos com a marca o que com certeza contribuiu para o seu sucesso.


No comments:

Post a Comment