Wednesday 25 February 2015

Quatro filmes para você amar a Kristen Wiig



Kristen Wiig como diversos talentos americanos é uma cria do Saturday Night Live. Apesar de sempre ter feito cinema, antes e depois do programa, ficou mais conhecida depois do sucesso de bilheteria de Bridesmaid. Kristen tem uma capacidade muito peculiar de transitar entre o drama e a comédia (e o humor negro) com muita facilidade. Tem um sinismo e um ar blasé que a distanciam do humor mais mainstream e a coloca num lugar diferente dos humoristas comuns.


1. Bridesmaid (2011)

IMDb 6.8/10
Rotten Tomatoes 90%






Bridesmaid e daqueles filmes que parecem improváveis de fazer sucesso mas com uma mistura de bons diálogos, atrizes impecáveis e um feminismo que ri de si mesmo, conseguiu agradar um público bem diversificado. O filme conta a história de uma solteira que descobre que sua melhor amiga vai casar. Enquanto a amiga esta transbordando felicidade, a vida da protagonista (vivida por Wiig) esta um caos. Seu negócio de cupcakes faliu, seu namorado nao quer se comprometer e ela provavelmente terá que voltar para a casa da mãe. Annie passa o filme dividida entre apoiar e mostrar que é a melhor amiga da noiva e disfarçar sua própria infelicidade.

O filme tem várias boas atrizes de comédia e até uma ponta de Rebel Wilson (uma outra favorita). As situações poderiam cair nos clichês de filmes de comédia mas são tão bizarros e constrangedores que funcionam (um chá de panela que distribui filhotes de labrador). A atuação de Kristen é boa parte do sucesso, com seu ar perdido e muitas vezes depressivo de quem não tem nada a perder. Rose Byrne faz a nemesis de Kristen como uma esnobe madrinha que quer ser a nova melhor amiga da noiva. O filme acaba sendo uma crítica um tanto ácida à indústria de casamentos e a esses marcos cerimoniais exagerados.


2. Girl Most Likely (2012)

IMDb 5.7/10
Rotten Tomatoes 21%



Girl Most Likely é um filme que conta a história de Imogen, uma dramaturga que mora em Nova Iorque e despreza seu passado pobre em Nova Jersey e sua família excêntrica. Entretanto, quando seu trabalho e relacionamento vão por água abaixo com uma tentativa de suicídio muito estranha, ela é obrigada pelo médico a morar com sua mãe devido o risco. O plot desse filme é simples e até corriqueiro.

Mas a atuação de Kristen, como uma mulher infantilizada pelo glamour Nova-iorquino, com suas ironias e sarcasmos e seus diálogos com sua mãe (interpretada pela ótima Annette Bening) valem o filme. Girl most Likely não e nenhuma obra de arte e nem se propõe a isso, mas é uma amostra de como bons diálogos com bons atores fazem filmes banais se destacarem e ficarem memoráveis.


3. Hateship Loveship (2013)

IMDb 6.1/10
Rotten Tomatoes 50%


Nesse filme Kristen vive Johanna, uma au pair que é contratada para cuidar de uma casa onde vivem o avô (vivido por Nick Nolte) e sua neta (vivida pela ótima Hailee Steinfeld ). O filme é baseado num conto de Alice Munro, vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2013. Como outros contos de Alice Munro, conta a história (do ponto de vista feminino) de uma mulher virtuosa mas incomum. Johanna é solitária e incomum, uma anacrônica. Veste-se com vestidos que parecem de outra época e tem maneiras muito formais.

A história começa quando a menina, percebendo um certo interesse de Johanna por seu afastado pai (um dependente químico em tratamento), decide fazer uma brincadeira mandando emails para Johanna personificando o pai e alimentando o afeto da au pair pelo mesmo. Isso motiva Johanna a planejar uma fuga para encontrar seu amado. Sem saber o que motivou a ida de Johanna até ele, o pai a recebe com estranheza. O que se segue é uma dedicação muito interessante da personagem sem preconceito com o que ela encontra (ele vive num hotel velho, sujo e esta recaindo no uso de cocaína) e sem dramas.

Kristen interpreta muito bem a personagem tanto na sua estranheza (que afasta as pessoas superficiais), como na sua dedicação e resiliência. Esse personagem me lembrou a personagem Olive Kitteridge (interpretada por Frances McDormand)  da mini-série de mesmo nome. Ambas são pessoas que conseguem ler as outras e que, apesar de superficialmente serem incomuns, são de uma profundidade e generosidade quase incompatíveis com o nosso tempo.


4. The Skeleton Twins (2014)

IMDb 6.9/10
Rotten Tomatoes 87%


Comédia de humor negro que conta a história de irmãos gêmeos que perderam o contato e se encontram após a tentativa de suicídio de ambos. O filme segue mostrando os irmãos tentando conviver e entender o que os levou a ficarem tão distantes e terem vidas tão vazias. O filme toca em assuntos bem difíceis como suicídio, depressão e pedofilia.

A personagem de Kristen é casada com um homem perfeito (vivido por Luke Wilson) e não entende porque o trai compulsivamente e usa anticoncepcionais apesar de dizer querer engravidar. O irmão, vivido por Bill Hader, é um homossexual com dificuldade de superar seu primeiro relacionamento com um homem mais velho ainda na escola. A história é deprimente mas se torna leve devido ao humor dos irmãos e suas piadas internas. A atuação dos dois é o ponto alto com bons diálogos e situações muito engraçadas.

Novamente, Kristen transita com facilidade entre fazer caretas ou personificações (nas brincadeiras com o irmão) e cenas muito dramáticas como a tentativa de suicídio ou as conversas difíceis com o marido e o irmão. A ironia e o sarcasmo são usados pelos dois personagens para evitar lidar com as más escolhas e tentar se adaptar a elas a um custo muito alto.


No comments:

Post a Comment