Sunday 22 February 2015

3 Filmes que demonstram que Elizabeth Olsen e uma das melhores atrizes da atualidade

Elizabeth Olsen e a irmã caçula das gêmeas Ashley e Mary-Kate Olsen. Apesar das irmãs mais velhas terem sido as primeiras a estrelar filmes e seriados ainda bebês, foi Elizabeth que demonstrou muito precocemente um talento excepcional para atuação. Esses três filmes são uma amostra disso.


1. Martha Marcy May Marlene 2011

IMDb 7/10
Rotten Tomatoes 90%


Thriller psicológico sobre uma duas irmãs de uma família disfuncional que se afastam apos a ida da irma mais velha para a faculdade. A irma caçula acaba por entrar numa seita que vive em comunidade numa região rural afastada onde permanece por um longo periodo sem contato com a irmã.

O filme começa com a fuga de Martha da comunidade e um contato atribulado com a irmã o que a leva a se refugiar em sua casa de veraneio junto a seu novo esposo. O filme segue mostrando Martha tentando se adaptar a nova vida ao mesmo tempo lembrando via flashback a vida na seita.

Além de um roteiro bastante original, acredito que esse filme pertuba pela incapacidade de Martha de falar sobre absolutamente nada da seita. Desde o principio da sua estadia, Martha apresenta uma serie de inadequações e comportamentos nada usuais mas não consegue explicar nada do que lhe aconteceu e nem pedir ajuda. Fica claro desde o inicio que a seita se baseava em pervesões muito importantes e que seu líder é um carismático psicopata no estilo Charles Manson. Contudo, apesar de tudo isso ser obvio para quem assiste, para Martha as coisas não são claras e ela passa o filme inteiro muito ambivalente sobre o que passou e sobre os traumas que viveu.

Grande parte do mérito da atuação de Elizabeth esta justamente nesse ar de ambivalência e de alienação que transmite em contraste com sua irmã burguesa e adequada que não consegue tirar uma frase sobre nada que lhe aconteceu. O final também é surpreendente e deixa uma sensação muito grande de impotência e curiosidade sobre qual será o destino de Martha.

2. Silent House 2011

IMDb 5.3/10
Rotten Tomatoes 41%


Silent House e um filme de terror bem clássico com bons sustos e gritos mas o filme tem mais a oferecer. Baseado num filme low-budget uruguaio La Casa Muda, a atuação de Elizabeth me parece crucial para separar esse filme de outros bons filmes de terror.

A historia, começa com pai, filha e tio indo para uma antiga casa de veraneio da família para tirar móveis, limpar e consertar visando a venda da mesma. O filme não te explica nada sobre a família e nem te introduz nenhum dos personagens. A filmagem e escura, feita para parecer um take contínuo (apesar de não ser, foi editado para dar essa impressão) e bastante claustrofóbica. A partir do momento que o tio sai para procurar um eletricista, Sarah (a protagonista) começa a sentir e ver coisas na casa.  

O ritmo do filme é ansiogênico mostrando minuto a minuto o que acontece a Sarah enquanto ela tenta entender o que esta acontecendo e porque não consegue sair da casa. A expressão facial de Elizabeth Olsen com perplexidade e pânico ja valem a espiada mas acredito que o bom roteiro com seus twists e uma explicação quase plausível/real para o que acontece favorecem muito filme porque dão aquela sensação pertubadora de que pode acontecer no apartamento ao lado.

3. In Secret 2013

IMDb 6.1/10
Rotten Tomatoes 41%






Baseado no romance Therese Raquin de Emile Zola, In Secret conta a historia de uma família na França dominada por uma tia recatada interpretada brilhantemente por Jessica Lange. Ela tem um filho fraco e doente e uma sobrinha bonita e dedicada da qual cuida devido as viagens de seu pai. Madame Raquin decide casar seu filho com a sobrinha e se mudar da bucólica área rural francesa para a fétida Paris do século 19. Sem opção, Therese se casa com seu amigo de infância e passa seus dias vazios cuidando da loja da família e participando dos jogos de dominó que Madame Raquin promove.

Therese entretanto não e satisfeita e observa todos com certo desdem. O filme segue ate o dia em que Therese conhece um amigo de infância do seu marido e sente uma atração incontrolável por ele. As cenas que se passam durante os jogos de dominó onde Therese e seu amante se olham profundamente sao muito interpretadas assim como o olhar de entendimento e reprovação da tia. Therese e seu amante passam a se encontrar em segredo até que decidem matar seu marido para se casarem e viverem seu amor secreto. Contudo, o assassinato se mostra mais difícil de executar do que o esperado e Therese se arrepende tarde demais.

O filme e muito habilidoso em mostrar como a escolha dos amantes traz consequências com as quais não conseguem lidar e como paixões podem enganar as pessoas as levando a fazer coisas que nunca fariam racionalmente. O trio de atores principais ( Elizabeth Olsen, Jessica Lange e Oscar Isaac) sao excepcionais em deixar o espectador na dúvida sobre quem tem as melhores intenções ou quem merece sair ileso.




No comments:

Post a Comment